
O Prontuário Carioca de Saúde Mental (PCSM) foi o vencedor na categoria Gestão e Planejamento na sexta edição do Prêmio Espírito Público, evento realizado no ano de 2024. O Prêmio Espírito Público celebra e valoriza profissionais do serviço público que se destacam por suas ações em prol de melhorias efetivas para a sociedade. Com isso, a premiação dá visibilidade a iniciativas de servidores que contribuem significativamente para o desenvolvimento do país — e o PCSM não poderia ficar de fora.
O PCSM é um projeto inovador desenvolvido pela Superintendência de Saúde Mental do Município do Rio de Janeiro (SSM-RJ), em parceria com a Empresa Municipal de Informática do Município do Rio de Janeiro (IPLANRIO). Iniciado em maio de 2020, o projeto visa integrar as informações dos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município, aprimorando a coleta de dados, o planejamento e a gestão, com o objetivo de direcionar ações que beneficiem pacientes historicamente discriminados e marginalizados.
Desde sua implantação, em dezembro de 2020, o PCSM tem sido implementado em diversos pontos de atenção da RAPS Municipal, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ambulatórios de Saúde Mental e serviços de emergência hospitalar. Além disso, um módulo interseccional foi incorporado ao sistema para uso nos CAPS que atendem abrigos da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
O projeto trouxe transformações significativas, substituindo os registros em prontuários físicos por um sistema eletrônico robusto, que facilita a operação e melhora a adesão dos profissionais. Essa mudança não só moderniza os processos de saúde mental, como também garante maior eficiência na gestão do cuidado.
Ao valorizar pacientes, profissionais e gestores da saúde mental, o PCSM contribui para garantir a representatividade, equidade e inclusão de grupos historicamente marginalizados. Dessa forma, o projeto fortalece o setor público, demonstrando a viabilidade de sistemas de desenvolvimento público integrados, que otimizam a coleta de dados e favorecem o bem-estar coletivo.