Em São Paulo, cidade de ritmo frenético e de contrastes intensos, o projeto Morar em Liberdade encontra terreno fértil para se reinventar nas linguagens audiovisuais. A websérie “Diários de Sampa”, realização da Fiocruz Brasília, nasce desse movimento e propõe um mergulho nas experiências de cuidado em liberdade nas grandes capitais brasileiras, especialmente na metrópole onde o viver se confunde com o próprio fluxo da cidade.
Na urbe que pulsa sem pausa, a liberdade assume contornos singulares e desafios constantes. Viver, mais do que sobreviver, torna-se uma escolha diária. Quando se pisa forte e vai atrás, o tempo sempre traz mais: mais encontros, mais afetos, mais histórias de quem resiste e recria modos de existir.
Em fevereiro deste ano, poucos dias antes do Carnaval, a equipe do projeto vivenciou Sampa com todos os seus sentidos: cheiros, sons, cores e abraços. Desses dias intensos, nasceram narrativas que falam da vida que se compartilha, histórias do Morar e Trabalhar, de cuidados, vínculos afetivos e jeitos diferentes de se achar no mundo.
Mais do que registrar trajetórias individuais, “Diários de Sampa” se propõe a escutar e dar visibilidade a modos de viver em liberdade que se constroem na convivência, na criação e no afeto. É uma realização do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Nusmad) da Fiocruz Brasília, em parceria com a TV Pinel, como parte do projeto Memórias da Saúde Mental: Cultura, Comunicação e Direitos Humanos / Morar em Liberdade, em colaboração com o DESMAD e o Ministério da Saúde.
Assim, o projeto transforma São Paulo em cenário e personagem, um espaço onde a liberdade se reinventa cotidianamente no cuidar e ser cuidado.
Para assistir o primeiro episódio da série acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=ja2nbGQeslg

