O que são os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)?
São unidades de saúde que atendem pessoas com transtorno mental severo e persistente, e/ou com transtorno mental decorrentes do uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas que precisam de acompanhamento intensivo.
Como funcionam?
Os CAPS trabalham na perspectiva da Atenção Psicossocial, com território adstrito e em constante articulação com as demais unidades de saúde e com unidades de outros setores (educação, assistência social etc.). Oferecem atendimento interdisciplinar, com equipe multiprofissional que reúne psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, agente territorial, entre outros.
São realizados atendimentos individuais, em grupo, com familiares, visitas domiciliares e oficinas terapêuticas, trabalhando na lógica da redução de danos, da desinstitucionalização e reabilitação psicossocial.
Em casos gerais, o acesso aos CAPS pode ser feito por demanda espontânea, a partir de uma unidade de atenção primária ou especializada. Clique aqui para acessar a clínica da família ou centro municipal de saúde mais próximos de você.
Em casos de crise, o acesso pode ser feito por encaminhamento de uma unidade de emergência ou após internação clínica/psiquiátrica.
Os CAPS tipo II funcionam de segunda a sexta, das 8 às 17h. Já os CAPS tipo III têm funcionamento 24h, durante os sete dias da semana e com oferta de acolhimento noturno para usuários em situação de crise, conforme avaliação da equipe. Os atendimentos de primeira vez no CAPS III são realizados preferencialmente das 8h às 19h.